sábado, 26 de outubro de 2013

Pitangas



                A minha pitangueira carregou-se de frutos. A árvore da frente de minha casa, que o povo daqui diz que é um sombreiro e minha irmã diz que é uma castanheira, já se vestiu novamente, tal e qual mulher se arrumando pra sair. Devagar, bem devagar. Aliás, a tal árvore ganhou iluminação (feita com material reaproveitado, bem ecológica) e também a companhia de uma orquídea, presente do vizinho orquidófilo.
                Voltando à pitangueira, que pitangas maravilhosas. Nunca tinha provado assim tão doces. Minha lembrança de pitangas, de todas as pitangas que tinha provado desde a infância, sejam elas ganhadas, compradas ou roubadas em algum quintal ou pomar, eram de frutos bem azedos. Não que não goste, pelo contrário. Mas as pequeninas e doces que tenho no meu pomar-quintal privilegiado, são de matar o guarda.
                Diante da fartura, ontem enchi um pote com elas e levei pro trabalho. Mesmo tendo feito bastante sucesso, não foi o suficiente para esvaziar a vasilha. Resultado? Na correria da saída, esqueci o pote com os espólios pitanguísticos em cima da mesa. Só quero ver na segunda como vai estar aquilo...
                A vantagem de se ter um micro pomar em casa é esta: logo esgotar-se-ão as pitangas e começará a temporada dos araçás. Papa fina. Depois vem outra, no outono. A aroeira, mas essa não é pro meu bico, e sim dos passarinhos que aparecem por aqui pra encher a pança. Quem gosta é a gata de casa, delivery de passarinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário