domingo, 23 de setembro de 2012

(E)Stroboscópio

      Simplicidade. Este é o lema que deveria nortear o nosso dia a dia. Só que ser simples nem sempre é tão simples assim. Tem gente (como eu...) que dá voltas e voltas pra dizer uma coisa que uma palavra resolveria. É preciso leveza, sutileza e um pouco de inteligência pra isso. Desses requisitos, praticamente não tenho dois e falho um pouco no outro. Por isso demorei um pouco a chegar à conclusão do nome do blog.
      Para quem não conhece, estroboscópio é uma lâmpada muito forte que pisca rapidamente, dando flashes seguidos, mostrando pequenas frações da realidade a intervalos regulares. É, portanto, a tradução mais simples possível do primeiro nome deste blog.
     Fui apresentado ao estroboscópio (a lâmpada) numa aula experimental de física no primeiro ano do Colégio Técnico. Numa primeira experiência usamos tal instrumento para fotografar uma bola de pingue pongue em queda livre. Na segunda experiência, bem parecida, usamos a bola em deslocamento sobre uma superfície, e depois caindo também em queda livre. Cálculos feitos, pôde-se averiguar que a aceleração da gravidade realmente é a que prega a física. O detalhe é que, graças ao estroboscópio pudemos fazer várias exposições na mesma foto, mostrando a bola em diversas posições ao longo de sua trajetória.   Mas acho que já estou complicando demais.
      Como a minha ideia é falar de coisas simples pinçadas do dia a dia, creio que a definição esteja corretíssima. Apenas fica um pouco mas fácil e bem definido dessa forma.

2 comentários:

  1. Beleza, mano. Você escreve seus flashes estroboscópicos dia a dia e eu escrevo meus CURTAS, que no fundo são a mesma coisa, porque são cenas (curtas, como no cinema). A diferença é que eu tento escrever em forma de poemas (http://urbano-lumiere.blogspot.com). O pseudônimo surgiu em um concurso que participei e depois ele se tornou meio incontornável, mesmo que eu queira parar de usá-lo já não consigo. Apropriou-se de meu escrever cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. Mano, como disse certa vez um escritor dos bons, do qual não me lembro o nome, Pseudônimo é um ótimo nome.

    ResponderExcluir